quinta-feira, 22 de maio de 2008

Vídeo dos Fotogramas

Agora já é possível visualizar o vídeo sobre "As Depressões Na Adolescência" tanto aqui no nosso blog, como no youtube. Esperemos que gostem !

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Astrofotografia por João Pereira


Hoje á tarde, dia 13 de Maio , pelas 15:15 horas teve lugar na biblioteca da nossa escola uma palestra sobre Astrofotografia dirigida pelo senhor João Pereira. A sala estava cheia de alunos e professores que tentavam estar o máximo atentos (a maioria). Foi bastante interessante pois ficámos a conhecer muito melhor este tipo de fotografia que diverge em muito da fotografia convencional. Seja em termos de tempo de exposição, dos filtros, de como adaptar as máquinas. Sabemos agora que a Astrofotografia não tem que ser necessariamente cara, pois com uma simples webcam e um telescópio daqueles que se encontram nos supermercados podemos tirar boas fotos. É um tema que nos interessou bastante, pela sua complexidade e diversas técnicas.
Desde já agradecemos ao senhor João Pereira pela sua palestra. Deixamos aqui uma amostra do trabalho deste senhor, a nebulosa de Orion (m42/43).

terça-feira, 13 de maio de 2008

Visita ao Centro Português de Fotografia


No passado dia 7 de Maio, quarta-feira, visitámos o CPF (Centro português de Fotografia). Este centro situa-se na cadeia da Relação do Porto e é um sítio fantástico de visitar, sejamos grandes apreciadores de fotografia ou não. Este centro contém exposições permanentes e outras temporárias. Entre as permanentes encontra-se uma exposição com mais de 2000 máquinas fotográficas, desde os primórdios da fotografia até á actualidade. Inclusive um sector que achámos imensa piada, máquinas de espião, pequeníssimas, disfarçadas de maços de tabaco, latas de Pepsi, simplesmente fantástico. Neste momento encontra-se uma exposição temporária do fotógrafo Júlio de Matos, a exposição tem o nome “Fading Hutongs”. Aconselhamos a quem queira passar uma boa manhã na bela cidade do Porto. Para mais informações poderão contactar o próprio CPF: http://www.cpf.pt/

sábado, 3 de maio de 2008

World Press Photo 2008 - Miguel Barreira, Português entre primeiros, e premiado!


'“Era o Nazaré Special Edition, o campeonato de BodyBoard. Tinha subido a falésia para ter um ponto de vista diferente do que é esperado, para ter uma visão aérea sobre o mar. O bodyboarder naquela fotografia é Jaime Jesus, um jovem. Como sou surfista sei bem qual é a melhor altura para fotografar numa prova daquelas. Comecei a disparar antes de ver o Jaime aparecer na onda e consegui apanhar o momento certo.”

Miguel Barreira, fotógrafo do Jornal Record há nove, comenta o seu agrado sobre a fotografia que ficou em terceiro lugar na categoria Sport Action Singles. É o terceiro fotógrafo português a ser premiado no World Press Photo. Eduardo Gageiro conseguiu a proeza em 1974 com um retrato do General Spínola. João Silva, teve uma menção honrosa em Spot News Stories no ano passado e venceu o segundo prémio em Contemporary Issues em 2005.
“É claro que fiquei surpreendido! Tanto que nem sabia do dia em que os vencedores iam ser anunciados. Foi um colega de profissão que me disse por telefone que eu tinha ganho!”, diz Miguel Barreira. A fotografia é a preto-e-branco porque “só funcionaria a preto-e-branco” e foi fruto do saber e da paciência.
As preocupações na tomada de vista saíram frustradas na imprensa. A fotografia ocupou boa parte de uma página mas “saiu mal impressa. Não tinha contraste. Não tinha brilho. Mas são coisas que acontecem, por vezes, num jornal.”. A fotografia não ofereceu um prémio financeiro a Miguel mas colocou o seu nome na lista de galardoados, com um dos mais conceituados prémios de fotojornalismo.'

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Visita ao Farol da Barra



Pelas 15h30m de terça feira, dia 29 de Abril, o nosso grupo dirigiu-se ao Farol da Barra, onde depois de subir os 271 degraus em caracol que davam acesso ao cimo deste, vimos das mais belas paisagens que alguma vez haviamos visto! Pois é, se nunca lá foram a cima recomendamos vivamente, é indiscritivel!


Mas podem ter uma pequena ideia da paisagem que se vê lá de cima na fotografia, que resultou desta nossa visita, e que é constituida por 34 fotografias unidas numa só onde podem dar uma volta de 360º lá no alto.


Esperemos que gostem!